Polêmicos e censurados.

Outro dia eu vi uma postagem bem interessante lá no blog da Dani e da Carol, o Poyozo Dance. Blog literário super criativo, que eu  recomendo uma visitinha e claro, não saia sem seguir as meninas. A postagem abaixo é inspirada no post das meninas.




De acordo com o Wikipédia, liberdade de expressão é o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou censura por parte do governo ou de outros membros da sociedade.

Mas a pergunta que fica no ar é: Liberdade de expressão tem limites?! Existe uma linha que limita?! Com que base se pode censurar algo?!

Vamos ver alguns livros que de alguma forma foram retaliados, seja pela sociedade, seja pelas autoridades.








Considerado imoral pela sociedade francesa, Madame Bovary, de Gustave Flaubert, foi considerado uma ofensa a moral e religião lá em 1857. O autor foi a julgamento, absolvido, por trazer um romance fictício, onde a protagonista trai seu marido e se entrega ao consumismo desenfreado.












O crime do padre Amaro, de Eça De Queiroz, trouxe a tona,  em 1875, o favoritismo do clero á elite e o romance do padre Amaro e Amélia. Isso deu o que falar dentro da igreja católica e não tardou para o livro ser proibido dentro das escolas portuguesas.












Descrevendo um romance entre o padrasto quarentão e sua enteada de 12 anos, Lolita, de Vladimir Nabokov, causou furor em 1955. O livro foi censurado em países como França, Inglaterra, Nova Zelândia ou Argentina por abordar pornografia, pedofilia e incluir obscenidades. Ainda hoje o livro é visto com maus olhos por muitos.










Considerado incentivo a bruxaria, a saga Harry Potter, de J.K. Rowlingfoi banida em algumas escolas nos Emirados Árabes Unidos, assim como foi alvo de protestos de instituições conservadoras no Brasil e nos Estados Unidos.











Outro que deu o que falar foi a trilogia Cinquenta Tons de Cinza, de E.L. James, segundo os mais conservadores os livros possuem apelo à violência e ao sadomasoquismo.












Polêmicos e censurados ou não, estes livros marcaram época e em sua maioria, foram sucesso de vendas. Trouxeram influências para muitos autores e ainda estão em muitas prateleiras por esse mundão afora. E você, o que pensa de tudo isso? Já leu algum dos livros mencionados? Diz aí.


Fontes: WikipédiaPoyozo Dance / Revista Estante

45 comentários:

  1. Oie! Tudo bem?
    Cara, Lolita è um livro que eu jamais leria na vida. Eu mesma tenho preconceito por se tratar de um caso óbvio de pedofilia. Os outros eu não vsjo motivo de tanto repúdio, mas com certeza haverão pessoas que ainda irão encontrar maldade em muitas obras 😐

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Você não o quanto que eu fico feliz que uma discussão que abrimos la no Poyo esteja se espalhando, é bom a gente falar sobre esse tipo de assunto.
    Acho que censura é uma coisa bem delicada, tem livro que para mim tem conteúdo bem forte e me pergunto será que precisava escrever um livro sobre isso, eu sou do tipo que acha que o direito de expressão deveria ser bem amplo desde que não tenha ofensas pessoais a ninguém ou insinuação de crimes a pessoas reais, porque aí já seria crime de Injuria e difamação, e como eu não gostaria de ver alguém fazendo isso contra minha pessoa também não quero ver isso contra outras pessoas.
    Mas tem alguns assuntos que fico pensando, será que uma pessoa desequilibrada ou imatura consegue ler isso, sei lá tem gente que sai por aí achando ofendendo atores por um personagem vilanesco, então é realmente complicado quando uma pessoa não sabe separar o real da imaginação.

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa postagem! Muito legal mesmo! Além dos livros que você citou, tem também "O amante de Lady Chatterley" que aqui no Brasil foi proibido durante muitas décadas e só foi liberado quando a Ditadura Militar acabou O_O

    ResponderExcluir
  4. Que bacana essa sua postagem menina, apenas o último livro não tive oportunidade, porém não vejo a hora de comprá-lo, ainda mais por essa nessa listinha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Sim né, eu acho um absurdo isto de censura. Também leio muito sobre O Cortiço em que ficam falando que é abusivo e cheio de cenas de sexo,mas gente, é uma visão realista do livro e é justamente por isso que retrata uma sociedade real. As pessoas são muito cheias de mimimi e reagem a tudo que saem do conforto delas.

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Eu sempre tive curiosidade de ler Madame Bovary, mas também tenho um pouco de preguiça...haha' Se não me engano, os livros do Jorge Amado foram censurados e queimados durante a ditadura, não foram?
    Ao mesmo tempo em que acho triste que HP tenha sido censurado em alguns países, também acho engraçado e ridículo que o tenham feito.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?

    Conheço todos, mas li somente Harry Potter e Cinquenta Tons de Cinza. Quero muito ler os outros livros citados, jã ouvi muitos sobre os livos, e tenho muito interesse na leitura.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Conhecia alguns livros, mas ler mesmo só tive oportunidade do Cinquenta Tons de Cinza. Lollita não é um livro que me interessaria para realizar leitura e jamais poderia imaginar que Harry Potter pudesse ter sido citado como culto a bruxaria...haha.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. É uma questão bem complicada. Eu não curto 50 tons de cinza porque eu acho muita humilhação. Mas quem gosta, entre quatro paredes se for consensual, cada um faz o que quer.

    Já Lolita, pedofilia vai ser pedofilia pra sempre. Eu abomino. Se fosse retratado de forma negativa, era outra história. Mas é abordado de forma romântica. Ela é apenas uma criança, meu Deus. Fico inconformada. kkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Eu adorei a postagem. Adoro coisas polêmicas. Kkkkkkkkkkk


    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  10. Oiii tudo bem?

    Já sabia que alguns desses livros eram considerados polêmicos, mas Harry Potter foi novidade para mim.
    Bem legal esse post, creio que futuramente outros livros devam entrar pra essa listinha, tenho até alguns em mente.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila td bem?
    Tem um livro que não leria daí que é Lolita, não vou entrar em detalhes, mas ler sobre livros de pedófila não está nos meus planos. Li três de sua lista e pra mim é uma leitura que choca no primeiro impacto, mas acontece tbm na vida real, foi muito bom sua postagem! Está anotado aqueles que não li. Obrigado bjs!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Gente, que tudo este post! Sei que em épocas passadas muitas coisas eram censuradas por não estarem de acordo com os costumes e tudo mais, mas essa coisa de Harry Potter ter sido censurado eu não sabia não, hehe. Adorei o post!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  13. Adorei a ideia do post. Fico pensando no quão engraçado cada época carrega consigo marcar e premissas ditas verdades que fazem com que pensamentos que saiam do padrão estabelecido se torna algo surreal. Penso que seja por isso que muitos desses livros tenham sido banidos. Desses ja ouvi falar muito do crime do padre Amaro e Lolita, mas ainda nao tive oportunidade de ler. Hp é uma meta de 2018 e 50 tons ja li, e penso que de certa forma serviu para mostrar a realidade de pessoas com o perfil apresentado pelos personagens.

    Beijos,
    Thalita Sousa

    https://capituloquinzee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá ♥
    Sou suspeita a falar sobre o 50 Tons, pois se hoje sou essa leitora voraz é devido a essa trilogia, creio que muitas histórias são interpretadas com pontos de vista diferentes e isso causa mal julgamento. Vejo pessoas que leram 50 tons e não gostaram, mas tentaram ler o segundo livro com uma mente mais aberto e apaixonaram. Por isso acho que temos que tentar ao máximo captar a essência da história e para ser bem sincera não é todos que tem essa visão. Não vejo nada de mais em HP, as pessoas que vão criando balelas em torno de um enredo juvenil. E não sei se da pra perceber,mas HP e 50 Tons mesmo sendo considerados "Polêmicos" tem um publico enorme.

    ResponderExcluir
  15. Oi camila, não sabia que o bruxinho já tinha sido censurado. Que doidera isso né? Lolita eu já li e não gostei. Este eu sabia sobre a censura, assim como os outros. Padre Amaro é um que eu ainda quero ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  16. Adorei esse post! Alguns títulos eu não conhecia, e outros já conheço até demais! Hahaha inclusive fiquei passada com HP, pois não sabia desse fato que você citou.

    Um beijo, Pri 😘


    Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Já li dois deles, já outros nem sabia que tinha sido censurados. Só sei que quanto mais se fala de uma coisa, mais conhecida ela se torna e mais curiosidade levanta. Acaba ajudando na divulgação e propaganda. Concordo que os autores precisam ter cuidado com a forma como escrevem de determinado assunto, afinal são formadores de opinião, mas cada um sabe de si e não é porque um assunto polêmico foi abordado num livro que significa que o autor está fazendo apologia. Alguns temas precisam ser falados, discutidos, trazidos à tona, mesmo que cutuque a ferida e cause desconforto. Um beijo e muito sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Camila. Nesse semestre uma das minhas disciplinas foi Linguagem da Arte e Regionalidades, uma das aulas foi abordado esse tema e um dos livros mencionados pela professora foi o Madame Bovary, achei muito interessante a história da publicação dele e de como o autor foi censurado na época em que o publicou, o livro está na minha lista de leituras e a trama parece ser boa.

    ResponderExcluir
  19. Oi, confesso que só li HP e 50 Tons. As críticas sempre vão existir, mas cabe a cada um decidir nqie fazer com o que tem acesso. Por isso essa tal "liberdade" existe. Provavelmente isso vai continuar acontecendo e vai caber a cada um de nós escolher o que for melhor para nós. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Nossa adorei a postagem!
    Quando eu comecei a ler eu pensei "imagina cinquenta tons" ai lá estava ele no final, ah e eu meio que vi que saiu uma versão nova de Lolita e uma amiga que é psicologa disse que foi perturbador ler...Tenho um pouco de receio de ler essas coisas confesso!

    https://florescendolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Gostei da lista porque não sabia que Harry Potter era censurado, achei horrível, mas por incrível que pareça quero ler quase todos dessa lista. Gostei do estilo de post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Lolita com certeza é um dos livros mais polêmico e comentado ate hoje,realmente é um livro muito forte.O Crime do Padre Amaro é outro que ainda mexe principalmente na igreja católica.Não sabia que Harry Potter foi censurado em alguns lugares.
    Um que ate hoje vai e vem de censura é Minha Luta de Adolf Hitler,eu acho que é um livro bom para saber o que se passava na cabeça desse ser,mas pode ser para algumas pessoas um gatilho para ódio.
    Adorei conhecer os livros.
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi, Camila! Tudo bem?
    Achei muito interessante o post, ainda mais que tem se tornado comum a censura à arte de forma geral, incluindo a literatura. Inclusive, não foi só nos Emirados Árabes que Harry Potter foi proibido não. Na minha cidade, teve uma escola em que os alunos foram proibidos de levar o livro, acredita? Falaram que era para não distrair nas aulas, mas, na verdade, era por motivos religiosos.
    Com relação a 50 tons de cinza, acho um absurdo quem fica criticando as pessoas que leem. Tenho várias críticas a obra em questão, mas não por se tratar de um romance erótico ou trazer cenas de sadomasoquismo. Além disso, acho que cada um tem o direito de ler o que quiser, sem ser julgado por isso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oi Camila, tudo bem?
    Adorei a postagem, os livros citados e o questionamento: será mesmo se há liberdade de expressão? A gente sabe que antigamente era uma coisa e que hoje em dia é outra e teve uma grande mudança. mas mesmo assim, "os bons costumes" ainda perduram quando a literatura, e ler certos livros podem ser de grande choque. O bom é que as gerações estão cada vez menos ligando para esse tipo de opinião.

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Sim, alguns desses foram censurados, mas não sabia de todos. Adorei a postagem, diferente de tudo que andei lendo por aqui.

    ResponderExcluir
  26. Dos livros citados, eu li Madame Bovary e o Crime do Pedre Amaro. Também vi o filme baseado em Lolita. Todas são obras com temática fortes. E se tornam ainda mais densas por causa das qualidades estéticas. Acho que todo livro deve ser lido com um olhar crítico. As melhores leituras, para mim, são aquelas que colocam por terra nossas convicções.

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi!

    Já li todos esses livros, rs, e até hoje não vejo motivos para a censura (claro, visto que pra mim isso não fere nada). Todos tratam de temas polemicos, exceto HP. A liberdade de expressão, religiosa e cultural está ai, todos devem ler. Adorei o post, porque nem sempre a gente se da conta de que esses livros já foram ou ainda são proibidos em algumas culturas.

    beijos!

    ResponderExcluir
  28. Oie, tudo bem?!? Então sempre que vejo postagens assim eu curto muito, porque sempre nos leva a discussões sadias sobre os assuntos.
    Eu acho que qualquer pessoa adulta, com 100% de faculdades mentais, sabe e pode decidir o que quer ler, seja polêmico ou não o assunto tratado no livro. Obviamente tem coisas que nos causa alguma repulsa então o ideal é que evitemos.
    Agora se a pessoa não é 100% capaz, ela realmente não pode decidir sozinha sobre alguns temas e crianças e jovens necessitam sim de aprovação de um adulto.
    Adorei a postagem e adorei ver que a discussão começou em um blog e se expandiu para outros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Bovary é um tapa na cara da sociedade puritana... já li Lolita e é bem polêmico...
    50 tons passo longe, achei mal escrito demais e HP eu tentei mas não desceu... achei chato e desisti da leitura...
    quero muito ler O crime do padre Amaro...
    belo post...
    bjs...

    ResponderExcluir
  30. Heeey!

    Gostei do post, é algo diferente do que estamos acostumados a ver.
    Não são livros que me atraem, não li nenhum dos citados e nem tenho vontade rs ...


    Beijos e até o próximo post

    ResponderExcluir
  31. Que post bacana!!! Eu não sabia que Harry Potter tinha sido banido dos Emirados Árabes e é curioso que Madame Bovary também tenha sofrido represálias. Acho que isso mostra a força de um enredo pertinente. Não posso dizer o mesmo da serie 50 Tons, mas que todos incomodaram , isso incomodaram.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Essa questão de livros proibidos é mesmo polêmica e na minha opinião acaba despertando mais a curiosidade do que afastando os leitores.
    Desses títulos citados já li HP e Cinquenta tons de cinza. O crime do padre amaro eu vi o filme e apesar de forte é interssante e bem polêmico.
    Tenho curiosidade de ler os outros citados, quem sabe um dia.
    Enfim foi ótimo conferir sua postagem.
    Conheço o blog citado e concordo que ele é bem legal.
    Até mais!!!

    Leituras, vida e paixões!!

    ResponderExcluir
  33. Oi,
    eu já sabia de lolita, Harry Potter e Cinquenta tons de cinza. Entendo que algumas temáticas são pesadas e que dependendo da pessoa que tem acesso a ela pode haver ou não mal uso do conteúdo presente em tais obras mesmo assim acredito que se o assunto existe não há porque tapar o sol com a peneira, né? Algumas histórias eu não tenho interesse de ler, outras no entanto talvez eu me arrisque em algum momento.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  34. Que post interessante! Eu ainda não li Madame Bovary, Harry Potter e O crime do Padre Amaro, mas já li os outros três. Eu peguei o livro "Lolita" emprestado de um senhor muito gentil que tinha muitos livros na casa dele e ele me indicara fortemente esse livro haha. Confesso que fiquei um pouco indignada com o Humbert por querer ficar com uma menina muuito mais nova do que ele haha, mas depois entendi o motivo da sua paixão por ela. Achei a história bem interessante e o final foi surpreendente haha. Adorei o post, bjss!

    ResponderExcluir
  35. Olá,

    A questão que levantou nesse post é muito interessante, porque o que é polêmica? Pode ser o mesmo significado para mim e você e um completamente diferente para ciclano, isso é algo muito relativo. Em relação a Lolita, eu não li o livro, tenho muita curiosidade, mas acho muito estranho imaginar uma criança de 12 anos com alguém tão velho, confesso que isso me causa muito estranhamento. Enfim, adorei seu post e os debates que podem surgir a partir dele.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oi Camila.

    Sua postagem é bem interessante. Dos livros citados eu não sabia sobre Harry Potter. Fiquei bem surpresa de encontrar ele na lista de polêmicos e Censurados.

    Bjos

    ResponderExcluir
  37. Achei o seu post sensacional e imaginar que livros que foram tão aclamados pelo público como 50 tons e HP, me deixa bem receosa sobre a sociedade em que vivemos... Onde nada do que é considerado diferente pode fazer parte da vida das pessoas... Amei o post, parabéns! Afinal, trazer estes temas para discussão é fundamental!

    ResponderExcluir
  38. Olá Camila!
    Muito bom o post, são livros fortes para as épocas, Nunca li Lolita, e é um assunto bem forte até para os dias de hoje. O que para nossa sociedade é só mais um livro, mas imagino o impacto que deve ter sido na época. 50 tons e Harry Potter eu não sabia, e achei um pouco engraçado, mas cada um com suas objeções! Adorei o post!

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Oi, tudo bem?
    Eu fico chocada com HP ser censurado, nunca li e nem tenho vontade, mas gente, nem sei o que dizer.
    Na verdade nunca li nenhum desses livros, e não posso dizer que tenho uma opinião formada sobre essa questão da censura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  40. Eu não acho que haja limite para a liberdade de expressão desde que ela não atinja diretamente algo ou alguém. Uma história escrita, sem leitores, é apenas uma história. Lê quem quer. Como diz o ditado, a gente é responsável pelo diz (nesse caso, escreve) e não pelo que os outros entendem.
    Todas as pessoas são diferentes. Há ideais diferentes, crenças diferentes, costumes diferentes, então é normal haver esse tipo de coisa.
    Dentre esses li apenas os dois últimos e assisti a adaptação de Os Crimes do Padre Amaro

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  41. Olá,

    Desses livros eu já li Lolita e achei incrível, apesar de ser um livro difícil de tragar. E já li também Cinquenta tons de cinza e odiei... Estou doida para ler Madame Bovary

    Beijos e adorei o seu quadro...
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Oi!
    Achei a postagem super bacana, é interessante reparar como o que é diferente incomoda né?
    Lolita eu tenho muita vontade de ler, porque não é um romance, é um livro que mostra pela visão do padrasto pedófilo esse relacionamento, mas já vi ótimas críticas sobre como o livro é bom para entendermos a mente doente daquela pessoa, só não se se tenho estomago pra le-lo rsrs

    ResponderExcluir
  43. Olá, tudo bem? É um assunto delicado liberdade de expressão. Acho que vivemos num mundo onde nem tudo agrada todos, por isso falar o que quer não deveria ser proibido mas enfim, dá uma discussão boa haha Dos citados já li Harry Potter, 50 tons de Cinza, Madame Bovary. Adorei a postagem <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  44. Oii. A liberdade de expressão tem sim um limite, ela só é correta se não ferir os direitos humanos.
    Eu só tenho conhecimento dos dois últimos livros e não sabia que HP foi banido em alguns lugares. Enquanto 50 Tons, ele é um romance desconfortável.

    Cupcakeland

    ResponderExcluir
  45. Oi Camila!
    Eu sou terminantemente contra qualquer tipo de censura. Mesmo que o livro trate de temas polêmicos, que firam certos valores, ele sempre vai trazer luz para o tema, propiciar espaço para reflexão e discussão, e é disso que nossa sociedade precisa: refletir e discutir civilizadamente.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.