[RESENHA] As Fases da Lua.



Livro: As Fases da Lua
Autora: Cinthia Sampaio
Páginas: 120
Skoob


As Fases Da Lua retrata, em forma de poemas e pensamentos, a jornada da autora Cinthia Sampaio rumo ao autoconhecimento, passando por questionamentos simples da adolescência até suas maiores dúvidas existenciais. As Fases Da Lua representa as fases de sua vida e mudanças que podem ou não acontecer com todo ser. Sua escrita levanta questões importantes, mas de forma leve e agradável.







Eu confesso que me deixo levar pela capa dos livros. E foi exatamente por isso que baixei esse livro no Amazon. Grande não foi a minha surpresa que hoje quando fui ler vi que não se tratava de história, mas sim de um conglomerado de poemas.
Quem me acompanha sabe que tenho meu amor por poemas e contos, então mergulhei nas fases desta lua.

       &   

Cínthia Sampaio, reuniu neste livro seus escritos de adolescência. Já no texto de apresentação nos deparamos com um pouquinho do que será a experiência desta leitura. O livro contém cerca de 60 poemas, todos curtinhos, mas que no contexto falam muito com o leitor.

A autora tem a habilidade de transformar sentimentos em palavras.
Poemas que descrevem as idas e vindas do amor, que descreve as desventuras da vida e que nos faz refletir e reviver muitas coisas dessa nossa caminhada, sejam elas boas ou ruins.
Poemas singelos, com o poder de nos fazer se identificar com muitas situações e pensar que realmente a vida é igual para todos.

Alguns poemas sobre o amor e vida soam clichês, mas o quê é a vida se não um ciclo que peca pela repetição. E esse tal de amor, que não passa de um sentimento repetitivo e sem originalidade. São chavões que muita das vezes esquecemos, mas que estes poemas tem a destreza de trazer a tona e nos mostrar que não adianta se desesperar.

Nem tudo pode ser resolvido
No momento que desejou
Ás vezes o que queremos
Não é o que precisamos.

Por vez outros poemas são despretensiosos como é o caso de Sinais de Afeto, que descreve pequenas coisas do nosso dia-a-dia, mas que se apreciadas se tornam lindas, marcantes.

[...] Só não amo quem me acorda cedo.
Brincadeira
Dependendo da pessoa
Amo também.

O meu destaque vai para Amarras, um texto que fala com exatidão o sentimento que temos ao sair de um relacionamento abusivo. Ele reflete com perfeição a situação que vivemos ao nos sujeitarmos a algo do tipo.

Fui conivente, deixei que acontecesse, dei razão com medo de lhe perder, sendo que lhe perder seria me achar.

Já o texto Idiossincrasia, retrata a juventude de muitos de nós, fala sobre nossas estranhas diferenças para coisas semelhantes. Por conta, Quando Escrever dá Medo, fala sobre a dificuldade de escrever para os outros, para que leiam e se deleitem com a leitura, para que entendam o quê você quer transmitir.

É fácil escrever para si, difícil é colocar os seus sentimentos em um papel e jogar ao vento. Você não sabe em quem suas palavras vão acertar. 
Está foi uma grata leitura, curtinha e fluída (duas horas), mesmo assim foi marcante e encantadora. Recomendo não só para os apaixonados por poema, mas a todos que apreciam textos que nos reflete a alma. 

22 comentários:

  1. Eu amo livros de poemas, ainda mais desses mais leves,pena que é uma leitura que não agrade a maioria,porque além de ser uma leitura rápida e leve é uma leitura cheia de significados e sentimentos,e esse livro me pareceu ser dos bons em relação a poemas.

    ResponderExcluir
  2. Camila que surpresa e felicidade em ver que são livros de poemas, fiquei bem animada para a realizar a leitura,além de que, é um dos gêneros que mais aprecio e que uma parte da minha estante é sobre isso! Dica anotada e essa capa é amável demais.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila!
    A capa é realmente bem bonita e por ela, nunca que iria imaginar que se tratava de poemas... E por ser tratar de poemas, o meu interesse é nulo, rsrs. Não curto o gênero. Mas achei legal a autora introduzir dentro do seu tema, um poema que fale sobre abuso e consiga retratar a situação de tal relacionamento.
    Porém, dessa vez, passo a dica!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Camila

    É tão gostoso levar uma surpresa com um livro. E essa capa é mesmo bem legal. Curioso porque tem cara de livro de fantasia ou mesmo suspense, jamais imaginaria tratar-se de um livro de poemas. Não conhecia

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. A capa realmente é linda e chamou minha atenção,e a primeira vista imaginei que seria algo relacionado à fantasia.
    Como não sou fã de suspense, vou deixar passar a dica esta vez.

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila, também fiz isso mulher, baixei o livro.por conta da capa...kkkk
    Pelo menos agora já sei que não é uma história, e sim uma coletânea de poemas. De qualquer forma a capa é bonita mesmo é como eu gosto de poemas, valeu a pena, só falta eu ler.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  7. Hey!

    Também escolho livros pela capa, achei essa um arraso, leria também. Gosto muito de poemas então acho que seria uma leitura de muito proveito para mim. DICA ANOTADA.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha e essa capa é realmente muito linda!

    Meu Canal

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, gosto muito de poemas, que bom que você foi surpreendida positivamente.

    ResponderExcluir
  10. Achei a capa muito fofa e adorei o enredo. Acho que terminarei a leitura com você terminou: satisfeita. espero poder ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nossa, parece ser uma obra realmente linda! Eu já estava encantada com a capa e agora fiquei mais ainda ao saber que o livro possui poemas e contos que nos fazem refletir sobre o amor, a adolescência, a vida...
    Sua resenha está linda, vou anotar a sua dica com certeza! Bjss.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Camila, eu também amo poemas e estou sempre lendo algum. Há um tempo eu vi uma resenha desse livro e achei bem legal você ter lido e gostado tanto.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Realmente não é meu gênero, mas amei os quotes, e que capa divosa é essa? #ameimuito
    É muito bom quando realizamos uma leitura e ficamos felizes que a escolha foi a certa.
    Os Segredos dos Livros

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu amei a capa, mas se fosse eu iria acabar chateada porque não curto poemas! Mas que bom que você gosta do gênero, assim foi pura sorte! hahaha

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Nossa nunca que ia imaginar também que pela capa fosse poemas. É uma baita surpresa mesmo e que bom que você curtiu. Não sou muito de ler poema, confesso, mas leituras rápidas sempre são uma ótima pedida. Vou deixar com toda certeza com dica anotada. Bela escolhas de quotes, me deixou mais curiosa :D
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Escolher livros pela capa - quem nunca? Eu faço demais isso e geralmente acerto, mas ia errar feio nesse porque pensei, pela capa, que fosse algo relacionado a magia ou alguma história fantástica, mas são poeminhas... Gosto bastante de poesia, mas infelizmente não gostei das que tu selecionou do livro. :( Vou passar a dica dessa vez.

    ;*

    ResponderExcluir
  17. Olá, eu não conhecia a obra, e gostei do que você apresentou. A capa despertou minha atenção também, achei muito bonita.

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Ola, poemas que nos fazem refletir deve ter sido um delicia para uma apreciadora como você. Não leio poemas, mas vc gostou tanto e essa capa está tão linda, que deu vontade de baixa tambem. Colocar na lista, Bjs Tell me a Book

    ResponderExcluir
  19. Assim, eu gosto de poemas, mas um aqui outro acolá sabe! Acho que um livro de poemas ficaria encalhado na minha estante um tempão. Prefiro quando alguém me recomenda um poema solto.

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Confesso que não é muito meu estilo de leitura, mas que a forma com que você apresentou o livro me deixou curiosa.
    Parece que a autora conseguiu trazer intensidade em seus poemas, é a sensação que a sua resenha me deixou.
    E, é por isso que, apesar de não curtir muito livro assim, essa dica eu vou anotar!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  21. Este livro parece seu uma gracinha! Sempre vejo ele pelas redes sociais. <3 Beijos, adorei os poemas!

    https://perdidasemhistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pela resenha, meu amor. Tem romance chegando... Espero que goste do próximo livro. Beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.