O Culto - A Origem da Cabra Preta - D.A. POTENS

Livro: O Culto - A Origem da Cabra Preta
Autor (a): D.A. POTENS
Páginas: 138 páginas



Meu nome não será dito. Você não verá meu rosto. Só peço que escute e não respire. Não tire seus olhos de mim e não disperse seus pensamentos, pois minha atenção é sua, somente sua, para que conheça aquilo que me persegue; de onde ela veio e quem a criou. Por quê? Porque ela pode estar na sua casa e, se estiver, tenha certeza de que precisará de ajuda.
Meus sonhos me trouxeram até aqui para enxergar o que a magia, a igreja e seitas ocultistas podem fazer em tempos de caos e escuridão. No Acre, em 1921, o mal que eu conheci teve início a partir do nascimento de cinco crianças com cabeças de cabras pretas que foram perseguidas pelo Vaticano. O que aconteceu após isso somente os fortes de coração podem ouvir. Você é um deles? Uma delas?
O grito de louvor será dado. Conheça a história da besta consagrada. A Cabra Preta lhe espera soltar gritos de pavor. Já eu... Bom... Eu espero que você tenha coragem de conhecê-la.




Este livro me perseguiu por muito tempo através da timeline do Facebook, até que em um belo dia, ou não tão belo assim, pois eu não fazia ideia do que se tratava, o autor propôs a parceria e ontem finalmente eu comecei a leitura que ontem mesmo eu finalizei. Conheça como tudo começou, para o seu bem e para a glória de sua família em "O Culto - A Origem da Cabra Preta".



Não vamos conhecer o protagonista deste livro, mesmo sendo ele o narrador e ele uma importante chave pela punição de uma sociedade que se afunda em seu próprio mal.
Essa punição tem inicio em uma pequena e esquecida vila do Acre, onde o padre Timóteo, mestre em magia enochiana pelo Vaticano, domina todos os moradores para usá-los em experimentos e assim, com perfeição, romper o primeiro selo que trará a condenação á pecadora humanidade.


Eles suplicam por paz semeando a guerra; desejam união, semeando a discórdia; desejam a sabedoria, gozando da ignorância. Não faltam muitos anos até que sejam destruídos por eles mesmos.


Fruto de um ritual de fecundação orquestrado pelo padre, cinco moças virgens dessa vila ficam grávidas e dão a luz a criaturas transmorfas, que serão os responsáveis em coletar as almas necessárias para o ritual principal. O nascimento destes seres é marcado por uma  carnificina e de cara já temos um pouquinho do que será todo o livro.

Ninguém esperara uma mulher virgem engravidar; ainda menos dar à luz a figura de uma criança deformada com a cabeça de uma cabra preta no lugar de uma cabeça humana.

O narrador, que ainda não sabemos quem é, intercala a narrativa de seu momento atual as "visões" de um passado não muito distante, visões estas, que vai nos revelando a origem da Cabra Preta, que está sempre disposta a trocar o que você quer pelo que ela precisa.

— A Cabra Preta lhe espera soltar gritos de pavor!

Em meio a tudo isso alguém observa nos bastidores todos os passos do padre e da nova leva de criaturas, uma vez que a primeira foi morta pelos Cavaleiros Reais, guerreiros enviados pela Sacristia Máxima.
Austeiur, mestre do culto de Thelema, é um magista com muita sabedoria e conhecimentos, com uma grande missão.

Claro que para saber qual a missão dele você vai ter que ler o livro, sem me esquecer que o mesmo se aplica ao narrador que com toda essa revelação já não compreendia o que era real ou não.



Aproveitando que a história ainda está martelando na minha cabeça eu comecei a resenha o mais rápido possível e confesso a vocês que de início fiquei pensando em como poderia transmitir minha opinião sobre essa leitura, que em minha avaliação, vai muito além de um livro de terror.

Com toda franqueza eu recomendo que não leia este livro se você tem estômago fraco ou  é aquele tipo de pessoa que vê um gato preto e faz o sinal da cruz. Mas se você é como eu, curiosa, que gosta de ler sobre sobrenatural e o desconhecido, vai se fascinar com o enredo.

A meu ver, o cerne deste livro é mais ocultista, mais bizarro, que um terror propriamente dito.  Digo isso com base nas pesquisas que fiz durante a leitura, em que praticamente tudo na estória possuí uma base concisa, seja dos ritos, dos espíritos malignos ou mesmo religiões / ceitas descritas na história. Na minha interpretação, pude notar alguns resquício de três tipos de rituais importantes em algumas "crenças": O Ritual Sexual; O Ritual da Compaixão e O Ritual da Maldição.

O autor consegue colocar vários elementos ritualísticos, repleto de simbolismos,  em uma simples história, tornando o conteúdo dela forte, pesado e ainda sim muito envolvente, o que faz a leitura ser extremamente rápida e satisfatória.

A trama toda em si é horripilante, com muitas descrições macabras e cenas brutais de violência, mas que reflete o que o ser humano é capaz de fazer para alcançar aquilo que tanto almeja. Sinistro e misterioso é o desenrolar dos eventos, tudo para levar o leitor ao ápice do questionamento entre o real motivo da constante luta entre o bem e o mal.

Não sou capaz de dizer nada plausível para finalizar está resenha, tamanha sensação de medo e curiosidade que o livro despertou em mim, então se você curte o gênero ou quer algo novo para começar o ano e sair  da sua zona de conforto literária, eu recomendo L-E-I-A  "O Culto - A Origem da Cabra Preta".







36 comentários:

  1. Camila você me fez antes de escrever esse comentário mandar o link da resenha para um amigo.
    Estou super intrigada com essa historia com esses elementos ritualísticos que sou fascinada, nunca li nada assim e ele com certeza vai para minha lista de livros que quero ler.

    Bjus*

    https://imagine-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ooi,

    Infelizmente eu sou do tipo que tem estômago fraco! Apesar de ficar curiosa com o enredo, com certeza ia ser um livro forte demais para mim! Parabéns pela parceria e que bom que gostou do livro!

    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  3. Que vê um gato preto e faz o sinal da cruz. hahahahahaha. Adorei esta frase. Poxa, achei curioso e ao mesmo tempo causa medo sim porque os rituais são cheio de um medo porque os humanos não conhecem muitas coisas e já imaginam milhares de acontecimentos né?
    Boa dica.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Já li livros de terror, mas não desse estilo, estou super curiosa para essa leitura. Obrigada pela dica.

    Beijinhos,
    https://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila, a capa já é por si mesma assustadora, e acredito mesmo que a leitura não seja para os fracos. Eu, no entanto, sou como você, então se tiver oportunidade vou ler sim.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Li esse livro e realmente é para um publico específico, a leitura é bem rápida , não tenho o livro físico mas a edição esta linda. Que bom que você gostou da leitura.
    Bjus
    Jis Rocha
    Blog Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu achei o enredo bem inovador, mas não gosto de tipo de livros assim. Acho que coisas com rituais mexem com o sobrenatural e isso atrai certas coisas negativas. Sou maluca? Sou mais fazer o quê? kkkkkkkkk.
    Adorei a sua resenha e empolgação com a leitura.
    Vou indicar para alguns amigos que gostam desse tipo de livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Camila como portadora de estômago fraco preciso me preparar muito para ler. fico feliz que as expectativas com relação ao livro foram todas atendidas. Enquanto crio coragem ele fica na lista de leitura, pois esse ano pretendo sair um pouco mais de minha zona de conforto. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Nossa, só a capa já me deixou bem intrigada, rs! Não leio muito o gênero, não por falta de oportunidades, e sim por medo mesmo, hahaha, mas confesso que fiquei bem curiosa com esta premissa e estou até cogitando ler a obra... porque não??? Ótima resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Eu não curto esse tipo de leitura, acho extremamente desagradável tentar dormir depois ou ficar sozinha e vir a lembrança de uma história assim haha. E tenho uma gatinha preta lindinha, acho muito bobo quem acredita que um ser pode trazer azar pela cor, rs. Então passo a dica

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?

    Essa capa me deu um pouco de medo. Ainda não conhecia esse livro, mas mesmo conhecendo-o agora, não me senti atraída para ler. Vou passar a dica dessa vez.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Camila! Sinceramente, só para sair mesmo da minha zona de conforto mesmo para ler esse livro, porque não é o meu gênero favorito, longe disso. rsrs
    A sua resenha me deixou curiosa, mas não a ponto de correr atrás, justamente por não ser o gênero que eu costumo ler. Mas fica a dica para quando eu me desafiar a sair da zona de conforto.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Olá, ótima resenha. Se não me engano, eu tenho o e-book desse livro que baixei na Amazon (e eu também vi muito ele pelas redes sociais, rsrs). Parece ser bem macabro, bem sombrio pelo seu post, mas também muito criativo e interessante, lerei quando der coragem, rsrs.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Ainda não leio livros de terror, mas acho que para começar eu não começaria com esse kk
    Parece ser um livro pesado e eu não to nem um pouco acostumada
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Não é um tipo de leitura que me atraia, mas confesso que fiquei curiosa. Eu não sou muito de ler livros do gênero, mas tenho lido cada vez mais, só que evito ao máximo terror desse estilo, com espíritos e tal. Sou muito medrosa para essas coisas e depois levo muto tempo para voltar a ter um sono normal hahaha No entanto, fiquei mesmo interessada em ler, só não tenho certeza se eu conseguiria, provavelmente não.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Pelo título do livro eu já tinha imaginado que seria um livro com momentos ritualísticos e gostei de saber que esse livro tem isso. Também gostei de saber que o livro tem esse terror intrínseco.
    Com certeza é uma dica que vou anotar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Camila, eu não conhecia esse livro, mas depois da sua resenha fiquei bem curiosa para conhecer tudo que o autor colocou no enredo que parece estar bem sinistro *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Menina que capa mais horripilante. Apesar de adorar o gênero, acho que não leria essa obra, sei lá, não me chamou tanto atenção a premissa.
    Gostei de conhecer sua experiência e tamanho entusiamo com a leitura realizada.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  19. Oi Camila! Tudo bem?
    Por onde eu começo a comentar de algo tão único?
    A proposta do livro é nada menos que excelente. Ainda mais no meu caso, que sou uma aficcionada por terror e gosto de tramas que usam elementos menos comuns do gênero.
    A capa é bem clara sobre qual a intenção do livro, o que já ganha uns pontos comigo.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. curti bastante a proposta do livro pois amo histórias que abordam a temática ocultista e afins... essa capa tbm tá muito intrigante... acho que li por alto alguma coisa sobre esse livro mas não me atentei bem a ele até ler tua resenha...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  21. Oiiii, adoro livros nessa vibe irei anotar a dica, e parabéns pela postagem!

    abraços, José Marcos.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Camila!
    Nossa, essa capa já deixa a gente impactada né? Não curto muito livros de terror (e todas as suas variações possíveis), então acho que provavelmente não leria essa história. Entretanto, pude perceber pela sua resenha que você ficou bastante satisfeita com a leitura, o que é muito bom -- e também super acho muito legal quando os autores conseguem transformar um plot simple em alguma coisa a mais através de simbolismos e detalhes!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  23. Oi Camila, tudo bem? Menina, que ideia mais maluca essa do autor em! Assim como você, sou bem curiosa com esse tipo de leitura e não tenho essa de medo com estórias, acho sim tudo muito interessante. Acredito ser uma leitura que irei gostar bastante, sem contar que é bem curtinho né? Perfeito para ser lido em uma tarde. Dica anotada!

    Beijos,
    Blog Luna literária

    ResponderExcluir
  24. Você é corajosa demais em ler esse livro! Eu sou o tipo de pessoa que tem medo do escuro, então imagine só... Apesar da curiosidade creio que eu não teria coragem de ler, no entanto fiquei muito curiosa para saber como o autor inseriu cada elemento de terror nessa obra. Bela resenha!

    ResponderExcluir
  25. Eu sou curiosa, não conhecia o livro e já estou babando até 2500 pela obra, a capa e o título já haviam chamado minha atenção, nem precisa da resenha, mas sua resenha confirmou o que eu pensei, preciso ler.

    ResponderExcluir
  26. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas eles de certa forma me interessou muito, mas infelizmente acredito que eu não teria estomago para ler esse livro. E também eu sou muito medrosa, provavelmente teria pesadelos a noite rsrs.

    ResponderExcluir
  27. Oi!

    Meu deus! Preciso ler esse livro para ontem, sério. Fiquei muito intrigada, principalmente pelo ocultismo e a bizarrice que o terror. Adorei a sua resenha e realmente quero muito adquirir e ler. E essa capa é foda hahaha

    beijos!

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Olha, eu gostei muito da sua resenha e da maneira como colocou sua opinião. Mas eu não leria esse livro nem que me pagassem por isso. Não sou esse tipo de pessoa que faz o sinal da cruz quando vê um gato preto, porém sou do tipo que fica facilmente impressionada e passa dias a fio sendo torturada psicologicamente por uma história de terror bem elaborada e trabalhada. Que parece exatamente com esse tipo de trama, pelo o que pude perceber. Vou deixar a dica passar.

    Ingrid Cristina
    Blog Catarse Literária

    ResponderExcluir
  29. Olá, Camila! Não conhecia essa obra. Fiquei muito curiosa depois de conferir sua opinião, de vez em quando gosto de ler algo mais pesado e sem dúvida levarei esse título para minha lista de futuras leituras.

    beijos

    ResponderExcluir
  30. Olá Camila, já ouvi falar sobre o autor mas não curto esse tipo de gênero. Acho que para quem curte deve ser uma ótima leitura. Fico feliz por você sair da sua zona de conforto e ler esse livro e o mais importante, gostar dele. Sua sinceridade na resenha foi bem legal também, o que me fez gostar bastante dela.

    beijos

    ResponderExcluir
  31. Olá, adoro livros do gênero, mas esse eu ainda não conhecia. Fiquei bastante interessada depois dessa resenha...incrível.
    Já vou adicionar na minha lista.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  32. Oiee Camila ^^
    Apesar de gostar bastante de histórias pesadas, não sei se leria este livro. Não acredito em coisas sobrenaturais nem nada dessas coisas, mas saber que o livro traz um quê de violência grande assim me deixou receosa. Eu sou uma pessoa extremamente sensível, então acho que não conseguiria me manter forte nas cenas violentas...haha' Fico feliz em saber que gostou tanto do livro :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2018/01/lancamentos-de-janeiro-editora-arqueiro.html

    ResponderExcluir
  33. Oi, tudo bem?
    Até curti a premissa, mas não sei se teria estômago para essa leitura não, rs. Que bom que gostou!
    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Olá, tudo bom?
    Então! Eu sou o tipo de pessoa que se impressiona facilmente com tudo, então acho que esse livro não é para mim, ainda mais por ser muito mais que terror rs Mas bacana que você tenha tido estômago para leitura e que tenha apreciado tanto a mesma! Nunca li nenhuma história mais ocultista, mas não vai ser dessa vez rs Ótima resenha! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Olá.

    Já li esse livro, mas devo admitir que não gostei nem um pouco kkkk (mesmo eu sendo grande fã de terror).

    Fico feliz que tenha gostado.

    ResponderExcluir
  36. Oi!
    Não conhecia esse livro, mas já adorei a capa, a premissa, tudo!
    Com certeza quero ler, adoro ler coisas sobre ocultismo, assim como você sou curiosa com essas coisas e adoro um bom livro de terror.
    Vou procurar hoje mesmo esse livro pra ler!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.