[RESENHA] Lugares Escuros.

Livro: Lugares Escuros
Auto(a): Gillian Flynn
Páginas: 416
Editora: Bertrand


Libby tinha sete anos quando a mãe e as duas irmãs foram assassinadas no «Sacrifício a Satanás de Kinnakee, no Kansas». Enquanto a família jazia agonizante, Libby fugiu da pequena casa da quinta onde viviam e mergulhou na neve gelada de janeiro. Perdeu alguns dedos das mãos e dos pés, mas sobreviveu e ficou célebre por testemunhar contra Ben, o irmão de quinze anos, que acusou de ser o assassino.
Passados vinte cinco anos, Ben encontra-se na prisão e Libby vive com o pouco dinheiro de um fundo criado por pessoas caridosas que há muito se esqueceram dela.
O Kill Club é uma macabra sociedade secreta obcecada por crimes extraordinários. Quando localizam Libby e lhe tentam sacar os pormenores do crime (provas que esperam vir a libertar Ben), Libby engendra um plano para lucrar com a sua história trágica. Por uma determinada maquia, estabelecerá contacto com os intervenientes daquela noite e contará as suas descobertas ao clube... e talvez venha a admitir que afinal o seu testemunho não era assim tão sólido.
À medida que a busca de Libby a leva de clubes de striptease manhosos no Missouri a vilas turísticas de Oklahoma agora abandonadas, a narrativa vai voltando atrás, à noite de 2 de janeiro de 1985. Os acontecimentos desse dia são recontados através da família de Libby, incluindo Ben, um miúdo solitário cuja raiva contra o pai indolente e pela quinta a cair aos pedaços o leva a uma amizade inquietante com a rapariga acabada de chegar à vila.
Peça a peça, a verdade inimaginável começa a vir ao de cima, e Libby dá por si no ponto onde começara: a fugir de um assassino.


Lugares escuros, escrito pela Gillian Flynn, vai nos trazer a história de Libby Day, uma pobre moça que viu sua família ser dizimada pelo Sacrifício Satânico de Kinakee, nome que ficou conhecido o massacre que seu irmão Ben Day, submeteu sua mãe e irmãs. Libby Day  tinha apenas sete anos quando este suposto sacrifício satânico aconteceu.


Aniquilação. Novamente viu machados, armas, corpos ensanguentados esmagados no chão. Gritos davam lugar a gemidos e canto de pássaros.


Libby agora tem 31 anos, não consegue viver em sociedade, mas se vê obrigada a dar um rumo na sua vida, uma vez que suas economias  estão chegando ao fim.
Disposta a arrumar dinheiro para sobreviver mais alguns meses ela aceita um estranho convite para participar de um encontro no Kill Club, onde aficionados por crimes do tipo se reúnem para discutir suas diferentes teorias. O quê a moça não sabe é que ela é visto como uma mentirosa pelos fãs do Massacre da família Day,
Estes fãs seguem uma linha de investigação que desperta em Day várias dúvidas. Com o proposito de tirar mais grana do grupo e sanar suas dúvidas ela entra em uma investigação particular, que vai trazer a tona tudo o que aconteceu em sua casa no dia 02 de janeiro de 1985, quando supostamente seu irmão Ben, matou, com ajuda de uma machado e a arma da família,  sua mãe e irmãs.

Tecnicamente eu não vi nada. Apenas ouvi. Apenas ouvi porque estava escondida em um closet enquanto minha família morria porque eu era uma pequena covarde inútil.



Pelo visto a autora não teve nenhuma pretensão em agradar o leitor com personagens cativantes, ao contrário, em sua maioria são bem trabalhados, mas nos dão até raiva.

Não espere uma protagonista encantadora ou mesmo frágil, pois ela não é. Day é um tanto reservada, tanto em convívio quanto em sentimentos, não tem animo algum para trabalhar, ou até mesmo sair de casa e de quebra é cleptomaníaca.




Eu não era uma criança adorável e me tornei uma adulta extremamente detestável. Se alguém fizesse um retrato da minha alma, veria um amontoado de rabiscos com presas.

Seu irmão, Ben está cumprindo prisão perpétua pelos crimes cometidos e é extremamente misterioso quanto ao ocorrido. Nos flash back vemos um adolescente procurando se identificar, se encontrar em meio a tantos conflitos internos que permeiam sua puberdade, como ser acusado de abuso  sexual e namorar uma satanista odiosa. Fatos que pesaram em sua acusação, inclusive as suspeitas de que o garoto possuía pacto com o coisa ruim.


Suas duas irmãs mais nova são personagens secundários que quase não aparece, assim como o pai, um alcoólatra violento que sumiu no mundo.
A genitora da família Day, Patty, era uma mulher que lutava pelo sustento e educação dos filhos, deixando no ar os meios que usava para conseguir isso. Sempre tentando evitar um embate com o filho adolescente.

Os personagens são tão misteriosos quanto a trama toda em si, o que nos envolve na leitura de tal forma a não querer parar até saber oque realmente aconteceu na noite do crime. A apreensão do leitor aumenta quando nos deparamos aos acontecimentos pela visão de diferentes personagens.

Só achei algumas partes narrada pelo Ben desgastantes, meio desnecessárias, ainda mais quando se deseja logo saber o desfecho. Assim como em alguns  momentos ó achei um tremendo babaca por se submeter a um relacionamento tão abusivo com a tal da satanista mimada.

Este é o primeiro livro da autora que leio e posso dizer que comigo funcionou. A escrita foge do habitual dos dramas literários que vemos por aí, ela é chocante, bem elaborada. O final me surpreendeu, inúmeras vezes tentei decifrar o que realmente aconteceu, mas nem cheguei perto. Os personagens possuem tantos problemas pessoais, problemas internos, gente como a gente mesmo, que me conquistou pela raiva. Sem mencionar a reviravolta que foi o final, adorei.

Tudo é uma teoria, por isso é um mistério! — falei, imitando-o. — Apenas um grande mistério: Quem matou os Day?

16 comentários:

  1. Oi Mila,
    Tudo?
    Menina estou louca para conhecer essa história eu vi a outra história dessa mesma autora "Garota Exemplar" e digo e repito que foi uma das melhores histórias de suspense que eu já vi, com certeza absoluta. Essa parece seguir mais ou menos a mesma linha. Estou curiosa para conhecer. Fiquei sabendo que eles iam realizar uma adaptação para o cinema sabe se rolou realmente?
    Adorei a resenha me deixou com mais vontade ainda de ler o livro.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fiquei apaixonada pela sua resenha Camila e realmente daria oportunidade, gosto muito de suspense e não desperdiçaria essa oportunidade, gosto desse gênero e a personagem principal me cativou, espero que tu possas ler mais coisas da autora.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Sacrifício satânico, a história é chocante mas dá vontade imensa de ler, eu gostei da personagem principal, ela é forte demais por passar por tudo isso e meu Rá, ainda seguir em frente, apesar de não conseguir viver em sociedade e não trabalhar, bom mesmo personagens que não são frágeis e com frescura. Protagonista passa maus bocados, tem que ser forte mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de não ser um género literário do qual seja fã, tenho muita curiosidade com essa autora =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  5. Adoro as capas dos livros de Gillian Flynn e essa não foi diferente, amei a primeira do post!! Gosto de protagonistas fortes e fiquei com pé atrás já que os personagens até dão raiva, mas que bom que eles são, pelo menos, reais. Adorei sua resenha e sua forma de analisar o livro :)
    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?

    Você acredita que eu nunca li nada da Gillian Flynn? Quando eu conheci essa escritora pela primeira vez, o "hype" dela estava alto, então resolvi esperar para ler algum de seus trabalhos sem ter grandes expectativas. Agora eu nem sei por qual livro começar a leitura, mas acredito, assim como você, que esse seja ótimo para isso. Só para constar, eu prefiro a segunda capa mostrada, pois combina com os outros livros pulicados, rs.
    Pelo jeito eu não me simpatizarei ou gostarei de qualquer um desses personagens, principalmente o Ben e a Libby, mas como sou muito curiosa com livros de mistérios, vou querer saber logo o final sobre tudo o que aconteceu no massacre (ainda mais envolvendo rituais satanistas).

    Enfim, parece ser um ótimo livro! Obrigada pela dica, sua resenha ficou ótima e só despertou a minha curiosidade :)
    Abraços.

    https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, ótima resenha! Da autora só li "Garota Exemplar" e gostei. Tenho vontade de ler Lugares Escuros também, tenho muita curiosidade de saber o que de fato aconteceu no passado da personagem.

    ResponderExcluir
  8. Não li nada da autora ainda o que é uma pena. Pelo visto este enredo vai me agradar, adoro mistérios, ainda mais quando os personagens também entram nesta linha. E que relacionamento é este com esta guria satanica???? Me mordendo de curiosidade depois disso.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    Adorei a resenha.
    Não gosto muito do gênero, mas gostei bastante dos filmes baseados em livros da autora. Claro que não são a mesma coisa.
    Vou procurar ler alguma um dia desses para ver se gosto.
    Ótima dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Heeey!

    Tenho uma enorme curiosidade com essa autora desde a adaptação de 'Garota exemplar', amo suspense e essa autora parece sempre arrasar na escrita.
    Amei sua resenha, me deixou ainda mais curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. ‘Pelo visto a autora não teve nenhuma pretensão em agradar o leitor com personagens cativantes, ao contrário, em sua maioria são bem trabalhados, mas nos dão até raiva.’ Bom, acho que isso é bem pessoal, né?! Principalmente para quem é um pouco mais imparcial na leitura, consegue separa o personagem da realidade, tem gente que consegue. Porém, tem hora que nos envolvemos de tal forma que a coisa complica, aprece que estamos dentro do livro mesmo, já aconteceu comigo e não foi pouco. Que bom que o livro funcionou com você. já conheço a escrita da autora e acho bem bacana.

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Achei sua resenha maravilhosa, ando muito na duvida em me arriscar em um novo gênero, mas sua opinião me deixou tão envolvida com a história que eu preciso saber o bendito desfecho, porém prevejo que passarei raiva com os personagens, não apenas por sua construção, mas porque não estou acostumada e isso pode me incomodar um pouco. Gostei da dica e vou ler o mais rápido possível.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu já tinha visto esse livro por aí mas nunca tinha parado para ler uma resenha dele, achei que todos dessa autora fossem relacionados com aquele garota exemplar, mas me surpreendi muito na sua resenha em saber que além de ser diferente o tema abordado os personagens não são nada convencionais.
    Quero mto ler agora

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Confesso que li sua resenha bem por cima, pois ainda não li esse livro e como já assisti ao filme, fiquei com medo de não gostar tanto da leitura ao saber tantos detalhes assim. Enfim, adoro os livros da Gillian, ela não só escreve muito bem, como realmente coloca o leitor naquela história, acho isso fantástico e sem sombras de duvidas é uma das minhas autoras favoritas. Estou bem curiosa para saber o que acharei desse livro.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa, esse livro tb foi o meu primeiro contato com a autora. O que posso dizer sobre a experiência com a autora? Realmente o suspense do livro é muito bom, e condizente durante todo o livro, eu gostei. E confesso com toda certeza eu não esperava por aquele final, mesmo que algumas partes tenham sido um tanto quanto vazias, o livro compensa por ter uma resolução totalmente inesperada.
    ^^
    Elisabete Silva

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Quero ler este livro, e achei legal o fato da autora não fazer questão de inserir na história personagens fofinhos.
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.