O ASSASSINO DO ZODÍACO- Sam Wilson



Livro: O Assassino do Zodíaco
Autor (a): Sam Wilson
Páginas: 464
Editora: Jangada
Parceira 2018

 
Numa sociedade corrupta e violenta, dividida pelos signos do Zodíaco, as desigualdades entre as pessoas vêm do berço e continuam por toda a vida. Assassinatos passam a ocorrer com brutalidade incomum, e as vítimas parecem não ter nada em comum. Seriam esses crimes uma rebelião contra o sistema ou obra de um serial killer? Para encontrar uma resposta, o detetive Jerome Burton se junta à astróloga forense Lindi Childs. Juntos eles percorrem uma trajetória sombria para tentar desvendar uma história tenebrosa de traição, amores perdidos, promessas quebradas e uma verdade devastadora capaz de abalar o mundo em que vivem...




Amor   á primeira vista é a melhor definição que encontro para descrever o meu sentimento para com esse livro. Desde o lançamento da Editora Jangada, que eu desejava conhecer essa distopia que tem feito sucesso entre os leitores.

A primeira vista podemos até nos assustar com a quantidade de páginas, mas que com o decorrer da leitura nem vemos passar, então, leitura finalizada vamos a resenha.



Temos um assassino em série a solta e pelo que tudo indica ele é um ariano dos movimentos liberais, que vem assolando a população de San Celeste com suas ideias antissignistas de igualdade. Uma rebelião contra o sistema que conduz a sociedade.

Essas leis se baseiam na ideia fantasiosa de que devemos tratar pessoas de signos diferentes da mesma maneira. Mas isso é impossível. Por que? Porque elas não são iguais. Pessoas de signos diferentes se comportam de modo diferente.

Neste mundo criado por Sam Wilson, a única coisa que importa é seu signo, é ele quem vai definir onde você deve estudar, morar ou mesmo trabalhar. Se colocarmos em uma piramide teremos no topo os capricornianos, que controlam quase todas as riquezas e a base com os arianos, que vivem em Ariesville, um lugar miserável e cheio de violência. São estereótipos de grupos sociais classificados por seus signos.

Como Verdadeiro Capricorniano, temos o herdeiro de uma famosa rede de hotéis, Daniel Lapton, que está em busca de sua filha perdida e essa busca vai render muitas descobertas, revelando a engrenagem podre e deficiente que move a sociedade.

Para manter a ordem em Ariesville, uma SWAT própria foi criada. Levando o nome de Esquadrão Aríete. Eles deixam um rastro de sangue por onde passam. Com uma insanidade disfarçada de progresso, eles tentam dar um rumo a sociedade perdida.

Astrólogos forenses haviam convencido o público de que eles eram os agentes mais confiáveis na guerra contra o crime, assim como acreditam que jamais haverá paz se os signos negarem sua natureza autêntica, ou seja, se você é de peixes obrigatoriamente você deve ser solidário.

Boa parte do programa educacional que ele criou consistia em induzir os alunos a se comportar de acordo com os próprios signos, pois assim, se adaptariam melhor á sociedade.

Com base nas crenças e leis de San Celeste, o detetive Jerome Burton e a astróloga Lindi Childs, vão tentar traçar o perfil do assassino, comparando os mapas astrais das vitimas e suas ligações. Eles são incompatíveis, o detetive é um touro conservador, e Childs é um aquário liberal, e Burton duvida que as respostas estejam no céu.

Enquanto o assassino não é preso a cidade entra em colapso e boa parte da população ariana entra em confronto com a policia, colocando ainda mais pressão sobre as autoridades para desvendar o caso.

Em meio a tudo isso a dúvida que fica é: Quem está matando essas pessoas e por quê?



O autor explora de modo impactante a discriminação e a intolerância, mas sem oferecer respostas prontas, está tudo nas entrelinhas desta distopia. Enquanto a criação do assassino é um eco poético do famoso serial killer, Zodíaco.
Sam nos mostra um sistema político autoritário, que rege de maneira arbitrária e até tirana os grupos que divergem de suas opiniões.

A originalidade está na criação de uma sociedade dividida por signos do zodíaco, em que o status é lançado no nascimento e obrigatório para a vida. Alguns minutos podem ser a diferença entre uma vida de luxo ou uma existência de pobreza e dor.

A caracterização dos personagens é fabulosa, ainda mais se levarmos em conta que todos são moldados, desde berço, pelo seu signo e o leitor consegue identificar suas essências, independente do dia e mês de nascimento.

A trama é rica em criticas sociais, seja por meio dos inteligentes diálogos ou pelas ações desencadeada pelos assassinatos e o protagonista vive tantas situações ameaçadoras, tendo a própria inocência colocada a prova, que o livro se encaixa perfeitamente em um trillher policial.

O livro conta com noventa capítulos, afinal são quase 500 páginas, mas eles são bem curtos e intercalam entre os núcleos da trama. Ora temos um falando sobre a investigação, em seguida entra um descrevendo as dores de um pai em busca de sua filha e prontamente entra os conflitos na zona ariana. Isso é feito de uma forma tão rítmica que mal notamos as páginas avançarem, quando notamos temos todas as peças de um quebra-cabeças policial de nós fazer querer puxar os cabelos e quando tudo se revela o livro já chegou ao fim.

Com tudo isso acho até desnecessário falar que eu RECOMENDO a leitura, ainda mais quando um livro com uma premissa tão original vem acompanhada de uma edição que é perfeita, bem revisada e capa que é um luxo com seus destaque envernizados, amo de paixão. Enfim, esse foi mais um livro cedido pelo Grupo Editora Pensamento, parceiro 2018 da Cabine. E para quem deseja conhecer um pouquinho mais do autor e sua inspiração para escrever o livro, pode conferir a entrevista dele bem aqui na Cabine.

39 comentários:

  1. Oi Camila!! Eu amei esse livro e olha que distopias não fazem minha praia! mas o autor desenvolve tão bem a trama que me vi presa na história, no suspense, nos personagens, com tudo! E gostei do capítulos curtos, faz a leitura fluir super bem!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Você me deixou muito curiosa para ler em uma resenha muito bem feita, menina. Caramba, obrigada por me apresentar esse livro - eu tinha lido o título por alto nos e-mails, mas deixei de lado. Vi na livraria, mas ignorei. Você me trouxe uma perspectiva nova e toda bacana de um livro que, parece, vou gostar muito.
    Eu confesso que não entendo nada de signo e me irrita quando viram e dizem: "ah, pelo signo tal? Tinha que ser". Obrigada mesmo. Adorei. ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila, a cada resenha que leio deste livro, fico mais fascinada, com certeza vou comprar, mas quem vai amar é a minha filha, Larissa, ela adora tudo que envolve astrologia, sabe tudo dos signos, certeza que vai identificar o signo dos personagens.
    "Astrólogos forenses"... adorei esta profissão, será que existe???
    Adorei tua resenha, parabéns!
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda estou em cima do muro sobre este livro, alguma coisa sobre ser meio fantasia me intriga porque não é muito a minha praia mas esta questão de colocar uma crítica sobre redes sociais e tudo o mais é uma coisa que gosto porque as pessoas precisam entender que nem tudo é usado para o bem.

    ResponderExcluir
  5. Que interessante, nunca imaginei um livro misturando distopia, romance policial e astrologia. Sua resenha despertou minha curiosidade, vou pesquisar mais um pouco sobre a história, mas já tenho quase certeza que vai entrar para a minha lista de leituras!

    ResponderExcluir
  6. Adoro histórias de assassinos, e faz um tempo que não leio. Adoro quando as coisas ficam nas entrelinhas pq fico pensando depois rs Gostei da coisa de ser dividida por zodiaco, lembrando dos cavaleiros do zodiaco :D
    Ja esta anotado
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Menina, eu estava louca para ler uma resenha desse livro! Ele me intrigou desde o seu lançamento, mas agora eu ando tão fixada em conhecer os livros pelas palavras das outras pessoas que estava esperando algo para poder decidir alguma coisa sobre ele. Nem preciso dizer que a minha decisão é de colocá-lo imediatamente na minha lista de desejados, né? Adorei a sua resenha e a premissa da história e espero conhecer logo a obra!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oiii Camila

    Eu acho a trama desse livro bem interessante, parece ser complexa e diferente, eu com certeza leria.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem ?
    To louca pra ler esse livro ele ta na lista pra ser lido espero q em breve eu leia .
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu nunca tinha ouvido falar sobre este livro, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura!! :) Fiquei bem curioso!! Quero ler, adorei a premissa!!

    Enfim, pareceu me algo diferente e, dados os vários núcleos, bem complexo e inteligente também! O numero de paginas e que me faz ficar mais renitente... ahahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu tô louca pra ler, amo histórias com assassinos em série.
    Obrigada pela dica e resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Algumas semanas atrás eu li algumas resenhas dessa obra, mas a sua me deixou com mais vontade de me jogar nessa distopia.
    Adorei a premissa e mesmo sendo um livrão, sinto que a leitura é rápida hahahaha. Dica anotada

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  13. Olá, como vai?
    Ta ai um livro policial que estou louca para ler!
    Como toda viciada em romances policiais, adorei a sua resenha e ela me deixou ainda mais excitada para comprar o livro e conhecer essa história incrível, tenho certeza que passarei ele na frente de vários outros livros...kk

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Menina, nunca que eu ia desconfiar que esse livro é uma distopia.
    Adoro quando o autor não joga as respostas de cara, fazendo que a gente reflita sobre a história.
    Acho que sua resenha é a primeira que leio desse livro. Anotei a dica.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  15. Oi Cams! Estou louca por esse livro! Amo suspense e seriais killers, e desde o lançamento quero muito ler este livro! Mas não sabia que tudo girava ao redor dos signos, eu não imaginava isso nem de longe! O pessoal que curte isso deve ter achado o máximo! Mas tirando esse lance dos signos em si, eu gostei muito da divisão da sociedade e de como surge esse assassino e como ocorre essa corrida para prendê-lo, se ele é preso, de fato. Adorei a resenha!

    Bjoxx – http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Camila, tudo bem? Não li sua resenha porque estou lendo o livro, então não quis ser influenciada por nenhuma opinião externa. Assim que terminar a leitura, volto aqui para ler sua resenha, inclusive estou pedindo para o google me notificar de futuros comentários aqui. Nas poucas páginas que li estou realmente com vontade de continuar logo a leitura, os personagens ainda estão sendo apresentados, mas a forma como o autor nos prende no primeiro capítulo, fica difícil não querer ler o livro. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Esse livro é bem diferente, gosto de livros assim, criativos! Agora fiquei curiosa imaginando como será a leitura, e como funciona essa sociedade dividida por signos! Apesar de não ser fã desse gênero de leitura, conseguiu me deixar bem ansiosa para querer lê-lo.

    Beijos,
    Eli - Blog Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem? Juro que eu comecei a leitura da sua resenha rindo, mas, percebendo que o livro é muito mais do que um simples estereótipo do horóscopo, comecei a me interessar de verdade. Fiquei muito a fim de conhecer essa sociedade e de refletir sobre as críticas sociais, algo que amo demais em distopias. Me convenceu muito, obrigada por sua resenha! Deixei-o na minha wishlist da Amazon! <3

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? Já ouvi falar da obra em alguns lugares, no entanto confesso que pelo gênero não ser algo que leia muito, não é um livro que me atraia muita atenção mesmo com os elogios. Com certeza deve ser um "prato cheio" para aqueles que gostam, e por isso vou indicar a amigos. Adorei a resenha <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Quando vi o nome do livro eu achei que era alguma coisa de horoscopo e como não manjo nada sobre o assunto, deixei passar. lendo agora a sua opinião, realmente é algo original e bem bolado e já quero ler também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Não conhecia esse livro, é uma premissa bem diferente e até engraçada, mas parece ser uma história intensa cheia de grandes significados,mostrando a personalidade de cada signo. Não sei leria, tem tantos livros na frente, mas acredito que se surgir uma oportunidade leio com certeza!

    beijos!

    ResponderExcluir
  22. Eu já conheço o livro e desde o lançamento é que eu morro de curiosidade com ele. Adorei poder ver a sua opinião e também conhecer mais sobre a obra, eu tenho certeza que vai me agradar muito. Eu acho a premissa interessante demais e parece ser um livro que eu só vou conseguir largar depois que terminar a leitura.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu ja li algumaa resenhas desse livro e confesso estar bem curiosa com a forma que o autor colocou sobre os signos na narrativa e por ter visto que tem uns mistérios dentro de uma trama bem desenvolvida.
    Assim que eu puder pretendo pegar pra leitura pois as expectativas estão grandes.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  24. Oie!

    Essa bem dizer é a primeira resenha que leio desse livro, eu amei a capa e quando descobrir que era um suspense simplesmente quis ler, sem me importar sobre o que se tratava realmente, agora lendo sua resenha fiquei com mais vontade ainda e espero ter a oportunidade de lê-lo muito em breve, tenho a sensação que irei gostar bastante da história!

    Bjss

    ResponderExcluir
  25. Oie!

    Eu não conhecia esse livro, mas fiquei bem empolgada com a sua resenha. Estou em uma vibe de distopia e parece que o vilão desse livro, o assassino foi muito bem construído. Adoro suas indicações. Com certeza vou ler!

    beijos =)

    ResponderExcluir
  26. Adorei essa premissa e sinto que preciso ler para ontem. Achei bem original a sociedade se dividir por signos, e isso desencadear tantos fatos na vida das pessoas. Que bom saber que você gostou, foi para a lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir
  27. Oi Camila,
    Confesso que eu sou uma fã alucinada desse gênero e adoro coisas relacionadas aos signos, por isso, quando vi o lançamento desse livro fiquei bem empolgada em realizar a leitura, ainda mais quando as resenhas começaram a sair.
    Achei bem interessante a sua! Sou apaixonada por livros inteligentes e muito bem escritos.

    Dica mais do que anotada!

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  28. Primeiro eu preciso de um minuto por ter achado que esse livro era totalmente outra coisa....
    Eu vi o titulo e achava que era uma biografia ou documentário...enfim, deixando a confusão de lado....
    Fiquei super curiosa com a historia e querendo muito conhecer mais os detalhes... e essa coisa de não dar as respostas e deixar nas entrelinhas é o que mais me empolga.
    A capa original é tão mais interessante...rs
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Estou ansiosa para começar a leitura deste livro! É a terceira resenha que leio e só vi coisas boas sobre ele! Já tenho, só falta começar a ler! Amei sua resenha e tomara que para mim também seja favorito! Ele parece prometer muito mesmo!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá Camila!
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei impressionada com a premissa do livro. Adoro histórias distópicas e essa ainda tem um adendo de um assassino em série. Já vou adicionar esse livro a lista para poder ler em breve.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  31. Olá Camila,
    Que legal sua resenha! Vi muitos blogs recebendo esse livro e estava curiosa para conhecer um pouco mais da história. Achei muti original a forma como a trama é dividida e como foi construída. O mistério desse livro me deixou muto interessada em conhecer a história!
    Adorei sua resenha e fiquei bem ansiosa para ler o livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    Eu gostei bastante da proposta deste livro. Sua resenha está bastante instigante, parabéns.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Oiiieee, esse livro parece ser sensacional! Amei conhecer ele pela sua resenha, pq tinha visto a capa por aí e confesso que não tinha chamado minha atenção!

    ResponderExcluir
  34. Oi, tudo bem? Que enredo mais diferente. Conforme fui lendo fiquei interessada em saber mais sobre esse "mundo" criado pelo autor. Faz um tempinho que não leio distopias mas gosto do gênero. Alguns livros são extensos porém fáceis e rápidos de ler. Se houver amanhã do Sidney Sheldon é assim, a história é tão interessante que já li umas cinco vezes e tem quase 400 páginas. Ótima resenha. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  35. Oi, Camila

    Essa é a segunda resenha que leio a respeito desse livro e a curiosidade só aumentou.
    Eu não sou uma pessoa muito ligada em signos, conheço apenas as características do meu, que é Leão, o que me faz pensar sobre o papel dele nessa sociedade! Hahaha
    Achei muito criativo e com certeza eu gostaria de ler, só não curti a capa, achei simplória demais. A original é bem melhor!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  36. Olá Camila!!!
    Quando me deparei com o título da obra fiquei um tanto animada já que sou um tanto louca dos signos, porém admito de verdade que me desanimei em relação a ser distopia já que o gênero não me agrada tanto.
    Porém realmente é algo original e diferente pois imagina se fôssemos definidos apenas pelo signo, fico eu sendo sargitariana onde me encaixaria?
    Parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Nossa que livro e que estoria! Com toda a certeza eu me sentiria dentro desse livro, amo quando o autor tem a capacidade de fazer com que a gente sinta tantos sentimentos e ainda mais se tratando de uma distopia. Mais que anotado a sua dica, amei, amei.

    Um beijo da jhenny

    http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Nunca tinha ouvido falar numa obra que tenha colocado os signos dessa forma, com essa visão. Genial a ideia do autor. Vou super anotar essa dica!!!

    E distopia ainda? Com certeza eu vou ler!

    Xoxo
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  39. Oi, Camila ^^
    Até então estava desconhecendo a existência dessa distopia e como me arrependo de não ter visto antes!
    Jangada arrasou trazendo essa obra para o país, pois o assunto signos é tão atual e está tão intrínseco na conversa dos jovens adultos que só por esse fato já traz interesse há uma grande parcela de jovens, traz a isca para ter novos leitores sendo formados e isso é genial!
    Ainda não havia pensado uma trama onde os estereótipos dos signos tem vez no enredo e que foi feita uma divisão na sociedade. Já tinha visto sim romances contendo os signos, mas nunca que imaginaria ele sendo usado em uma distopia, sabe. Mas fiquei em dúvida se os ascendentes e lua tem alguma consideração nos personagens ou na sociedade. ashsuahs
    Não curti muito a capa da obra, creio que poderia ter sido feita algo mais trabalho.
    Só posso dizer que já entrou para minha lista de desejados do Skoob essa obra!
    Espero não me arrepender de ler no futuro.
    Muito obrigado pela resenha, girl. ^^
    Abraços.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.